Guia de Placas de vídeo: Saiba qual a melhor para você
Placas de vídeo: se você está pensando em fazer um upgrade na sua placa de vídeo ou comprar um PC novo para trabalho e entretenimento, é bom se atentar às GPUs de cada faixa de preço e desempenho para saber o que esperar.
É fato que comprar uma placa de vídeo hoje é um pouco desafiador. Apesar de não haver muitos concorrentes, a oferta variada de tecnologias embarcadas e de marcas de placas pode tornar a escolha um pouco complicada. Então, vamos ao básico.
Antes de pensar no modelo da placa de vídeo, é preciso entender qual o computador onde essa placa será instalada. Se você tem um PC mais caro, colocar uma placa de vídeo mais simples vai limitar o resultado que ele pode entregar a você.
Ao mesmo tempo, colocar uma placa de vídeo cara em um PC mais simples pode não adiantar muito, pois ela não vai conseguir receber os dados que precisa para trabalhar.
Então, vamos a alguns parâmetros básicos.
Faixa de performance:
Todos os fabricantes usam números para indicar a “classe” do produto. Assim, os produtos mais básicos serão nomeados com finais de 10 a 40, enquanto os intermediários ficam com números de 50 a 60, e os mais capazes estão numerados com finais 70 e 80.
O número 90 fica para edições especiais de alguns produtos, indicando que ele é algo voltado a um público entusiasta e que, claro, vai custar mais caro. Dessa forma, mesmo um processador terá esse tipo de indicação, como os AMD Ryzen 3, 5, 7 e 9 ou os Intel Core i3, i5, i7 e i9, indicando seus níveis.
Com esse entendimento, você já tem uma boa ideia de que misturar um Core i3, seja ele qual for, com uma placa de vídeo com final 70, como as RTX 4070, pode não ser uma boa ideia, e isso vai fazer com que a placa de vídeo não seja totalmente aproveitada.
Da mesma forma, um processador como um Ryzen 9 receber uma placa de vídeo como a Radeon RX 6600 pode não permitir que esse CPU entregue tudo que pode. Equilibrar é sempre um bom jeito de começar a pensar no seu conjunto de peças.
Gerações:
É interessante notar que mesmo placas de gerações passadas podem entregar bons resultados. Às vezes, duas ou três gerações convivem juntas no mercado, como ocorre hoje com as Radeon RX 6000 e 7000, ou as GeForce 30 e 40. É claro que ainda é possível achar placas mais antigas, mas o ideal é não se distanciar muito da geração corrente.
Tanto NVIDIA quanto AMD estão prontas para lançar novas gerações de GPUs para o fim do ano, então, se estiver pensando em investir muito, considere esperar ou pesquisar a respeito dos novos recursos. Mas se o objetivo é comprar agora, este guia foi feito para dar a você o conhecimento para escolher melhor.
Guia de Placas de vídeo : Memória de Placa de Vídeo
A quantidade de memória de vídeo é importante para aproveitar jogos mais recentes e pesados, que usam cada vez mais VRAM para armazenar as texturas de alta qualidade que exibem. Um erro comum é associar a memória de vídeo à resolução. Não entenda errado, é natural que com mais resolução se use mais VRAM, mas não “muito mais”.
A realidade é que essa memória é mais usada quando a qualidade geral do jogo sobe e não apenas se colocar 2K ou 4K como resolução do game. Então, temos o seguinte cenário:
Games em 1080p com qualidade média e alta ainda se dão bem com placas de vídeo com 8GB de memória. É desejável que você tenha até 12GB, especialmente para deixar a qualidade configurada com mais parâmetros no alto, sem ter que apelar para manter texturas, densidade de trânsito ou objetos nos mundos abertos no médio.
Games a partir de 1440p (2K ou QHD) em diante, com pretensão de qualidade alta ou muito alta, os 12GB de memória são requisitos mínimos e a partir de 16GB são ideais. Vale notar que, para mover jogos que realmente exigem essa quantidade de memória, você precisa de uma GPU média alta ou alta, com finais 70 em diante.
Do contrário, a memória extra não vai ajudar muito ou, em raríssimas ocasiões, o que deixa esse tipo de produto com apelo mais psicológico que prático.
Refrigeração:
Placas com mais ventoinhas, dissipadores maiores ou alguma estrutura melhorada para arrefecimento tendem a ser superiores a modelos com o mesmo GPU e quantidade de memória simplesmente pelo fato de que hoje, as GPUs são desenhadas para operar com velocidades variáveis e que se mantêm mais altas quando a temperatura permite.
Assim, é inteligente sempre optar por modelos com mais coolers ou mais metal para a dissipação de calor, por questões de performance, além da estética. Não que vá fazer uma enorme diferença no geral, mas é mais um fator a se considerar caso você chegue a um impasse entre modelos com o mesmo chip, fabricados por marcas diferentes.
Agora que você já entendeu o básico, vamos às placas:
Placas de vídeo de entrada (até 2000 reais):
Nas placas de entrada das atuais gerações, nós temos os modelos equipados com a GPU Radeon RX 7600 e a GPU GeForce RTX 4060. Essas placas têm desempenho muito próximo, sendo a RTX 4060 ligeiramente mais rápida e com menor consumo de energia sem ativar tecnologias especiais. Outra vantagem da 4060 é a performance em Ray Tracing ser um pouco melhor.
Enquanto isso, a RX 7600 entrega quase o mesmo, geralmente por menos dinheiro. Ativando recursos como o AMD Chill ela atinge resultados de consumo melhores que a rival. Além disso, é compatível com AFMF, um gerador de quadros via driver que permite que a sensação de suavidade melhore jogando qualquer game, não apenas os compatíveis, como é o caso do DLSS, que é apoiado pela RTX 4060.
Como são equivalentes, a escolha nessa categoria é mais pessoal que técnica. Assim, você pode optar pela que achar mais barata no momento da compra ou por preferência de marca e modelo.
Aqui no PCLabs, damos um empate técnico nessa categoria, que abrange placas de vídeo de até 2000 reais hoje, junho de 2024.
Mais opções
É interessante notar que essa categoria recebeu um “plus” com modelos especiais, feitos para dar um fôlego extra para quem ainda não queria investir muito mais, porém, poderia colocar mais alguns reais para ter esse extra. Assim, a NVIDIA lançou o modelo RTX 4060 Ti de 8GB e de 16GB, e a AMD lançou a RX 7600XT de 16GB.
A RTX 4060Ti é realmente um chip superior ao modelo “não Ti”, com mais unidades de processamento e custando em torno de 15% a mais, encontrando-se na versão de 8GB por até 2350 reais. É uma alternativa válida do ponto de vista de investimento. Já a RX 7600XT de 16GB é exatamente o mesmo chip do modelo comum, sendo sua única vantagem a memória extra.
Essa memória ajuda um pouco em algumas circunstâncias pontuais, mas é normal achar a placa na faixa dos 2500 reais e consideramos ela inferior à rival 4060Ti, mesmo que na versão de 8GB.
Se pretende gastar um pouco mais de 2000, a RTX 4060Ti 8GB é nossa indicação sem dúvida alguma, deixando a 7600XT de 16GB para trás. E sobre a 4060Ti de 16GB? Custando 3000 reais, às vezes até mais, não podemos indicar esse modelo.
Ele é caro pelo que entrega e se pretende investir essa quantidade de dinheiro, é melhor mudar de categoria logo, como falaremos a seguir.
Placas de vídeo intermediárias (na faixa de 3000 reais):
A NVIDIA tentou posicionar a RTX 4060Ti de 16GB nesse segmento, mas a placa não convence em desempenho para enfrentar a rival direta em preço, Radeon RX 7700, equipada com 12GB. Essa Radeon é a rainha dessa faixa de valor, custando entre 2700 e 3300 reais.
Não há nenhuma placa que entregue a performance que ela alcança. Seja em Ray Tracing ou sem o recurso, a placa é fantástica e sem concorrentes diretos, entregando geralmente de 10 a 20 FPS a mais que a RTX 4060Ti.
Sem rivais, nossa indicação para placas de vídeo na faixa dos 3000 reais hoje, junho de 2024, é uma placa RX 7700XT de 12GB.
Ressalva: É comum em promoções encontrar a RX 7800XT na faixa dos 3400 reais. Quando for fazer a compra, se o modelo 7700XT que você encontrar tiver um preço próximo, com 300 ou 400 reais de diferença, faz sentido pular logo para a 7800XT de 16GB.
Entrando nas placas de alto desempenho (placas na faixa dos 4000 reais):
Aqui estamos falando de placas para quem quer jogar com FPS mais alto, qualidade alta e resoluções como QuadHD (2K) ou até arriscar um 4K fazendo algumas concessões, e as opções começam a ser variadas.
A primeira coisa a se fazer nessa categoria é descartar o modelo Radeon RX 7700, pois em nenhuma implementação ele vai concorrer com uma GeForce RTX 4070 ou mesmo com seu “irmão maior”, o RX 7800XT.
Atualmente, a NVIDIA só está entregando o modelo RTX 4070 Super às lojas. Então, outras implementações mais antigas como a RTX 4070 e 4070Ti só se encontram por meios paralelos ou comprando direto de quem trouxe de fora, e essa última possibilidade não vamos cobrir aqui.
Os modelos GeForce RTX 4070 Super entregam muita performance a um custo em torno dos 4000 reais. Estão disponíveis em modelos de 16 e 20GB e ambos se saem bem em 2K e 4K, ficando a cargo de preferência de marca e de cooler a escolha do modelo.
A vantagem dos modelos com 20GB é que podem entregar melhor performance em configurações de muito consumo de memória ou em Ray Tracing mais pesado.
As placas Radeon RX 7800XT são concorrentes, custando em torno de 3600 reais, entregando basicamente a mesma performance em games sem Ray Tracing, mas de 10 a 20% a menos em games que usam o recurso. Então, enquanto a 7800XT é válida, é justo que os modelos RTX 4070 Super de 16 e 20GB sejam a melhor opção, apesar de custarem um pouco mais.
Nossa indicação aqui é: escolha um modelo RTX 4070 Super 16 ou 20GB.
Placas de topo (não estamos mais falando de dinheiro):
Se você é entusiasta e está buscando algo que possa entregar mais FPS, 4K e qualidade Ultra, além de ser capaz de jogar Ray Tracing em 4K, vamos a uma escolha. A NVIDIA entrega os modelos GeForce RTX 4080 e RTX 4090 no mercado. São produtos muito capazes, especialmente a 4090, mas ao mesmo tempo custam um valor muito alto, de 8000 reais na 4080 e de 10 mil na 4090.
A AMD está bem mais tímida nessa categoria, com a Radeon RX 7900XTX sendo a mais forte. Essa placa tem performance próxima da RTX 4080 sem Ray Tracing e ainda custa na faixa de 6500 reais. Ativar Ray Tracing faz ela perder performance, mas ainda ser aceitável.
Nossa indicação, caso a ideia seja gastar muito, mas nem tanto, é a RX 7900XTX.
Por fim, caso deseje ter o “melhor do melhor”, escolha a RTX 4090.
Esse é o nosso guia atualizado para escolher a melhor placa de vídeo para seu PC. Caso tenha ficado com alguma dúvida, escreva aqui nos nossos comentarários. Boas compras!