Protótipos de placa-mãe não lançada são arrematados em leilão
Recentemente, a EVGA desenvolveu protótipos de placa-mãe baseada no chipset AMD X670E para Socket AM5, que nunca chegou ao mercado.
Leiloaram os protótipos da X670E Classified, planejada para a linha de entusiastas da empresa, por cerca de $1.300.
Essas placas, produzidas no formato E-ATX, seguem a tradição da série EVGA Classified. Apresentam uma poderosa subsistema de energia para o processador e diversas soluções úteis para overclocking, como slots de memória localizados na parte superior e portas de E/S posicionadas lateralmente.
O entusiasta Jiacheng Liu revelou que leiloaram quatro protótipos de placa-mãe. Essas unidades são desafiadoras para usuários comuns, pois não possuem dissipadores de calor VRM, um chipset e dois slots para drives M.2 NVMe PCIe 5.0.
Além disso, essas placas-mãe não recebem suporte da EVGA, vindo com a primeira versão do BIOS, que funciona com os chips AMD Ryzen 7000 baseados na arquitetura Zen 4, mas não com os futuros Ryzen 9000 baseados na arquitetura Zen 5.
Há também incertezas quanto ao suporte para os modelos AMD Ryzen 7000X3D, o que provavelmente justifica o valor final de $1.300 no leilão. Entretanto, entusiastas podem encontrar maneiras de modificar o BIOS e implementar a última versão do AGESA.
Essas limitações, aliadas à falta de suporte oficial, direcionam essas placas principalmente para colecionadores ou entusiastas de hardware dispostos a experimentar modificações avançadas.