FTC adverte sobre degradação do Game Pass após aumento de preços

GamesNotíciasXBOX

Regulador americano considera mudanças uma “degradação do produto”

A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) continua a tentar impedir a fusão entre Microsoft e Activision Blizzard em um tribunal de apelações. Recentemente, a FTC comentou sobre as mudanças na assinatura do Game Pass.

Alterações no Game Pass

Na semana passada, a Microsoft anunciou um aumento global no preço do serviço, além de eliminar a opção de assinatura para consoles e introduzir o plano Xbox Game Pass Standard, que não inclui jogos no dia do lançamento.

Posição da FTC

Em nova apelação ao tribunal, a FTC classificou essas mudanças como “degradação do produto”. Novos usuários não poderão aderir ao serviço para consoles por US$ 11, e o Xbox Game Pass Standard, que custa US$ 15, não incluirá os jogos mais valiosos da Microsoft.

Impacto nos consumidores

O regulador destacou que a remoção dos jogos mais valiosos da nova assinatura, juntamente com o aumento dos preços para os usuários atuais, representa exatamente o tipo de dano ao consumidor que a FTC havia alertado em relação à fusão entre Microsoft e Activision Blizzard.

Preços e novos lançamentos

A FTC enfatizou que o aumento nos preços do serviço coincidiu com a adição de Call of Duty ao Game Pass. Além disso, o plano para consoles será descontinuado pouco antes do lançamento do próximo jogo da série, Call of Duty: Black Ops 6, previsto para 25 de outubro.

Promessa da Microsoft

A Microsoft havia prometido que o acordo beneficiaria os consumidores, disponibilizando Call of Duty no Game Pass no mesmo dia de seu lançamento nos consoles, sem aumentar o custo do serviço devido à aquisição da Activision Blizzard, conforme destacou a FTC.

Contexto anterior

Anteriormente, a FTC apelou ao tribunal devido a anúncios de demissões em massa na divisão de jogos da Microsoft, feitos no final de janeiro. A Microsoft, em resposta, afirmou que o regulador “continua a ignorar a realidade”.