Nova ferramenta de IA da AMD comprime jogos em até 70%
Nova tecnologia de compressão otimiza armazenamento sem perder qualidade
Na última segunda-feira (8), a AMD lançou para desenvolvedores a ferramenta Neural Texture Block Compression (NTBC), apresentada no Eurographics Symposium on Rendering 2024. Essa tecnologia de compressão assistida por IA reduz em até 70% o tamanho das texturas dos jogos sem comprometer a qualidade visual e sem necessidade de alterar shaders.
Inovação na Compressão de Texturas na Nova Ferramenta de IA
A NTBC utiliza uma técnica avançada que codifica dados de texturas em múltiplas camadas dentro de um único bloco comprimido. Isso diminui significativamente o volume de dados necessário para exibir imagens, economizando espaço tanto no armazenamento quanto na memória de vídeo (VRAM).
Facilidade de Implementação
A reconstrução das imagens ocorre através de tarefas de inferência, permitindo que o processo seja realizado sem modificações no pipeline de execução dos códigos. Isso facilita a adoção da tecnologia pelos desenvolvedores.
Renderização Direta na Memória de Vídeo
Normalmente, a renderização em jogos exige que a GPU acesse frequentemente o dispositivo de armazenamento para buscar texturas conforme necessário. Com a NTBC, as texturas são descomprimidas diretamente na VRAM, eliminando a necessidade de acesso constante ao armazenamento e compensando a latência adicional, que varia entre 27 e 50 milissegundos.
Benefícios para Desenvolvedores e Jogadores
A Neural Texture Block Compression da AMD traz vantagens tanto para desenvolvedores quanto para jogadores. Desenvolvedores podem integrar a tecnologia sem alterar significativamente seu código, enquanto os jogadores desfrutam de jogos que ocupam menos espaço no armazenamento sem perder qualidade visual.
Com a NTBC, a AMD continua a inovar no setor de tecnologias gráficas, oferecendo soluções que melhoram a experiência de jogo e otimizam o uso de hardware.