AMD apresenta 5ª geração do EPYC, Instinct MI325X e mais no evento Advancing AI 2024

HardwarePC

Ontem, no evento Advancing AI, realizado em San Francisco, a AMD anunciou as mais recentes soluções de IA e computação de alto desempenho, incluindo os processadores e aceleradores da 5ª geração AMD EPYC e AMD Instinct MI325X, juntamente com clientes e parceiros importantes, como Microsoft, OpenAI, Meta, Oracle, Google Cloud e outros.

Em seu discurso, a presidente e CEO da AMD, Dra. Lisa Su, apresentou diversos lançamentos com capacidades de computação avançadas, maior eficiência energética e com novo acesso à IA para empresas e consumidores.

Dentre os anúncios, destacamos:

  • Processadores AMD EPYC 9005 Series: construídas com a arquitetura “Zen 5” da AMD, as novas CPUs oferecem desempenho recorde e eficiência energética, com adoção inicial por empresas como Dell, HPE, Lenovo, Supermicro, entre outras.
  • Aceleradores AMDInstinct MI325X: os aceleradores MI325X oferecem desempenho líder em IA e capacidades avançadas de memória para as cargas de trabalho de IA mais exigentes.
    • Além disso, com lançamento previsto para a segunda metade de 2025, os aceleradores da série AMD Instinct MI350 baseados na arquitetura AMD CDNA 4 ampliam a liderança da AMD Instinct em capacidade de memória e desempenho em IA generativa.
  • DPUs AMD Pensando Salina AMD Pensando Pollara 400: focados em maximizar o desempenho da infraestrutura de IA, o novo DPU e AI NIC otimizam os fluxos de dados e a comunicação entre GPUs para sistemas de IA de alto desempenho e escaláveis.
  • Processadores Ryzen AI PRO 300 Series: com as arquiteturas AMD “Zen 5” e XDNA 2, os processadores Ryzen AI PRO 300 Series trazem desempenho líder, maior duração de bateria e segurança, já equipando os primeiros laptops Microsoft Copilot+ voltados para o mercado empresarial.

Além disso, a AMD realizou sua primeira conferência para desenvolvedores durante o evento, contando com a participação de especialistas da Microsoft, Cohere, Meta, Google Deepmind e outros, que demonstraram como aproveitar o software da AMD para promover um ecossistema aberto.