Denuvo responde a críticas e justifica proteção contra pirataria
Após uma tentativa frustrada de interação com a comunidade no Discord, a equipe de gestão da Denuvo, famosa por sua tecnologia de proteção antipirataria, entrou em contato com o portal Rock Paper Shotgun para discutir a percepção negativa dos jogadores. Andreas Ullmann, gerente de produto da Denuvo, abordou a situação e explicou o impacto das críticas.
Denuvo critica ambiente hostil em fóruns como o Steam
Ullmann destacou que a reputação negativa da Denuvo, especialmente em fóruns como o Steam, afeta tanto o lado comercial quanto pessoal da equipe. Ele classificou esses fóruns como ambientes “tóxicos e hostis”, onde críticas à proteção antipirataria são frequentes. Ullmann desabafou: “É doloroso ver o que escrevem sobre nós, mesmo quando as alegações já foram desmentidas muitas vezes”.
Reputação ruim vem de mal-entendidos, diz Denuvo
De acordo com Ullmann, o problema da Denuvo reside na falta de entendimento dos jogadores. Ele aponta dois fatores principais: a eficácia do sistema de antipirataria e o fato de que os benefícios para os gamers não são tão visíveis quanto os de uma proteção contra trapaça. Ele se inclui no grupo de jogadores que não enxergam de imediato essas vantagens.
Proteção prolonga a vida útil dos jogos, afirma empresa
Segundo Ullmann, o sucesso de jogos protegidos pela Denuvo possibilita uma maior longevidade para os títulos, incluindo atualizações e conteúdos adicionais, além de aumentar as chances de uma sequência. “Esses são os benefícios que oferecemos ao jogador comum”, declarou ele, reforçando que o objetivo da Denuvo é apoiar a indústria e seus consumidores.
Performance de jogos com Denuvo é polêmica, admite gerente
Embora a empresa não publique comparações de desempenho entre versões de jogos com e sem a proteção da Denuvo, Ullmann afirmou que especialistas independentes, como o Digital Foundry, podem ser convidados a verificar os resultados. Apesar disso, ele reconheceu que, em alguns casos, como em Tekken 7, a proteção pode influenciar o desempenho, mas refutou a ideia de que versões “crackeadas” dos jogos sejam tecnicamente superiores.