Domine as batalhas com as cartas de Treinador em Pokémon TCG Pocket
As cartas de treinador podem mudar completamente o rumo das batalhas em Pokémon TCG Pocket. Elas são ferramentas essenciais para criar estratégias fortes e eficazes.
Nosso guia para iniciantes destaca todas as atividades do jogo, incluindo escolhas mágicas, os melhores pacotes para abrir e truques para conseguir mais Ampulhetas e pacotes de cartas grátis. Você também pode encontrar dicas e curiosidades sobre o jogo ou quando as trocas podem chegar.
Mas de pouco adianta conseguir cartas grátis se você ainda não sabe como utilizá-las em combate. Nesta oportunidade, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre as cartas de Treinador e como aproveitá-las ao máximo.
Quantas cartas de Treinador existem em Pokémon TCG Pocket?
Durante a primeira expansão Gerações Formidáveis, há apenas 9 cartas de Treinador em Pokémon TCG Pocket. Cada uma é essencial para diferentes estilos de jogo. Você pode ver todas as cartas de Treinador existentes e que ainda estão por vir na lista do Serebii.
A seguir, explicaremos cada uma das cartas disponíveis no jogo mobile, com exemplos de como usá-las em combate.
Blaine
Blaine é a melhor carta de Treinador para estratégias com Pokémon do tipo Fogo. Seu efeito potencia os ataques de tipo Fogo de Ninetales, Rapidash e Magmar em +30 pontos. O ataque desses Pokémon pode se tornar devastador, apesar de exigir pouca energia.
A carta potencia os seguintes movimentos:
- Crina de Fogo (🔥) de Rapidash: de 40 para 70 de dano.
- Soco de Magma (🔥🔥) de Magmar: de 50 para 80 de dano.
- Lança-Chamas (🔥🔥) de Ninetales: de 90 para 120 de dano.
Ninetales é essencial para aproveitar essa estratégia, pois Lança-Chamas pode infligir um dano devastador antes que os Pokémon rivais possam evoluir ou acumular energia.
Brock
Brock nos mostra novamente que é um treinador dedicado aos Pokémon do tipo Pedra, que no TCG correspondem ao tipo Luta.
- O movimento Aterrissagem de Onix causa 70 de dano, mas requer três energias de Luta. Esta carta ajuda a ter essa energia mais rapidamente.
- Golpe Duplo de Golem causa a incrível quantidade de 150 de dano, mas causa 50 de dano a si mesmo. Com duas cartas de Brock, você pode usar Golpe Duplo em apenas dois turnos, o que praticamente garante sua vitória.
Erika
Erika é bastante direta em Pokémon TCG Pocket. Esta carta de Treinador cura 50 pontos de dano de um Pokémon do tipo Planta. Para colocar em perspectiva, uma Poção cura apenas 20 pontos.
Esta carta pode ser extremamente irritante ao curar Pokémon difíceis de derrotar. Alguns exemplos:
- Vileplume pode usar Aroma Sedativo para causar 80 de dano e deixar o Pokémon adversário adormecido, sabotando o ataque inimigo. Além disso, tem 140 pontos de vida, um dos mais altos do jogo. Com os 50 pontos de cura de Erika, pode se tornar um tanque imbatível.
- Venusaur ex pode usar Florescimento Gigante para causar 100 de dano e curar 30 pontos de si mesmo. Com 190 PV, somados aos 50 de Erika, é como se tivesse 240 PV.
Giovanni
Giovanni é a carta de Treinador ideal para jogadores agressivos em Pokémon TCG Pocket. Durante o turno em que é jogada, os ataques do seu Pokémon causam 10 pontos de dano a mais.
A carta de Giovanni é perfeita quando seu próximo ataque ficará a 10 pontos de derrotar o inimigo. Esta carta garante a eliminação do oponente, evitando seu próximo ataque.
Pokémon que atacam vários rivais aproveitam ainda mais. Por exemplo, Nevasca de Articuno ex causa 80 no Pokémon ativo e 10 de dano a cada Pokémon no banco adversário. Com Giovanni, o ataque passa a causar 90 no ativo e 20 nos do banco.
Pesquisa de Professores
Pesquisa de Professores é talvez a carta de Treinador mais utilizada, pois tem uma alta taxa de aparição e é útil para qualquer tipo de baralho.
Seu efeito é simples: você compra as duas primeiras cartas do seu baralho, independentemente do tipo (Item, Pokémon ou Treinador). É extremamente útil para acelerar a busca pelas cartas necessárias para sua estratégia.
Koga
Koga é uma das cartas de Treinador mais únicas em Pokémon TCG Pocket e, nas mãos de um jogador experiente, pode ser uma das mais irritantes.
A carta permite retornar seu Weezing ou Muk ativo para a sua mão. Isso permite que eles atuem como escudos recebendo dano enquanto você prepara um ataque com Dragonite ou um Pokémon similar.
- A habilidade Vazamento de Gás de Weezing envenena o Pokémon ativo do adversário, infligindo 10 de dano em cada turno seu e do oponente. Além disso, Weezing tem 110 PV, podendo aguentar vários golpes.
- Muk tem 130 PV, sendo ainda mais resistente. Seu ataque Carga Tóxica causa 70 de dano base, mais 50 se o adversário estiver envenenado.
- Caso um deles esteja prestes a cair, Koga permite uma retirada limpa sem custo de energia.
Misty
Misty é a carta de Treinador do tipo Água em Pokémon TCG Pocket. Seu efeito lança uma moeda até sair coroa, e para cada cara, você pode anexar uma energia de Água a um Pokémon de sua escolha.
A carta de Misty é peça fundamental no poderoso baralho de Articuno ex, um dos mais fortes do jogo. Basicamente, ela facilita um início rápido com Articuno ex, do qual é muito difícil o adversário se recuperar.
Sabrina
Sabrina é uma das treinadoras mais úteis em Pokémon TCG Pocket. Esta carta de Treinador pode mover o Pokémon ativo adversário para o banco, substituindo-o por outro que seu oponente escolher.
Muitos jogadores usam Sabrina para tirar do ativo um Pokémon poderoso, fazendo com que o adversário gaste uma energia em seu próximo turno para trazê-lo de volta. Mas se o inimigo já tem o ataque pronto, sacrificar uma energia não evitará sua ofensiva.
Outra maneira de usar Sabrina é forçar os Pokémon adversários mais fracos a receberem seu ataque mais forte, enviando o melhor defensor para o banco.
Tenente Surge
O Tenente Surge é a carta de Treinador que se especializa no tipo Elétrico. Seu efeito permite transferir as energias Elétricas dos Pokémon do seu banco para o Pokémon ativo, desde que este seja Raichu, Electrode ou Electabuzz.
- Raichu tem o potente ataque Relâmpago de 140 de dano, que requer três energias Elétricas e descarta todas ao atacar.
- Soco Trovoada de Electabuzz causa 40 pontos de dano, mais 40 se sair cara na moeda, ou 20 a si mesmo se sair coroa. Requer três energias Elétricas.
- Bola de Volts causa 70 de dano e requer duas energias Elétricas.
A estratégia é notável: todos esses Pokémon causam muito dano, e o Tenente Surge pode ajudá-lo a fornecer energia a eles assim que entrarem em combate.