Microsoft promove Xbox como serviço, não apenas console
A Microsoft lançou recentemente a campanha publicitária “This is an Xbox” para promover sua plataforma de consoles e jogos. No entanto, a tentativa de responder à pergunta “O que é um Xbox?” acabou sendo um tanto ousada – e talvez um pouco exagerada.
A campanha inclui vídeos e cartazes que mostram diversos dispositivos, como laptops, smartphones e até headsets de realidade virtual, sendo apresentados como Xbox. A explicação? De acordo com a Microsoft, todos esses dispositivos podem ser Xbox porque permitem rodar o serviço de jogos na nuvem da empresa. Por exemplo, um telefone “é um Xbox” porque pode fazer chamadas e executar jogos via streaming; um laptop “é um Xbox” porque pode ser usado no colo; e até uma TV “é um Xbox” porque pode ser pendurada na parede e conectada ao serviço.
Mensagem Confusa?
Embora criativa, a mensagem pode gerar confusão. Afinal, diferentemente de um console tradicional Xbox, que permite jogar localmente sem custos adicionais após a compra dos jogos, o serviço de nuvem exige uma assinatura regular. Apesar disso, a campanha enfatiza a flexibilidade da experiência Xbox, mostrando como a tecnologia de streaming expande os limites de onde e como os jogos podem ser aproveitados.
A proposta é clara: destacar a acessibilidade da marca Xbox em diversos dispositivos, mas a execução levantou debates sobre a clareza dessa abordagem para os consumidores.