Nvidia aumenta receita na China em 34% mesmo com sanções
Durante a discussão sobre a segmentação geográfica da receita da Nvidia no terceiro trimestre, a diretora financeira da empresa, Colette Kress, optou por destacar a China, mencionando um crescimento consistente na receita relacionada a servidores nesse país. Isso se deve ao fornecimento de aceleradores da geração Hopper que estão em conformidade com os regulamentos de controle de exportação dos EUA.
Um representante da Nvidia admitiu: “Como porcentagem da receita total no segmento de data center, a receita chinesa permaneceu significativamente abaixo do nível que existia antes da introdução dos regulamentos de controle de exportação. Esperamos que o mercado chinês continue altamente competitivo no futuro. Continuaremos a cumprir os regulamentos de controle de exportação enquanto servimos nossos clientes.” Como Colette Kress observou, os aceleradores Hopper na China são fornecidos para representantes de várias indústrias.
Ao considerar a receita geral da Nvidia na China, o país ficou atrás apenas dos EUA e de Cingapura, embora o relatório trimestral da empresa observe que a “atribuição” de clientes ao pequeno estado asiático não significa necessariamente que os produtos da empresa chegaram fisicamente a esse país. Na China, até o final do terceiro trimestre do ano corrente, a empresa ganhou US$ 5,4 bilhões, correspondendo a 15% da receita total do período. Um ano atrás, esse nível era de 22%, mas em outras áreas geográficas, a receita da empresa cresceu em um ritmo mais rápido. Por exemplo, nos EUA, ela mais que dobrou, e em Cingapura, quase triplicou.
Sequencialmente, a receita da Nvidia na China aumentou 46%, e ano a ano, cresceu 34%. Em outras palavras, considerando o domínio de componentes de servidor na estrutura atual de remessas de produtos da Nvidia, mesmo em meio ao aumento das sanções, os aceleradores de computação da marca continuaram a ser fornecidos à China em quantidades crescentes. Além disso, nos nove meses do atual ano fiscal, a receita da Nvidia na China cresceu 38%, chegando a US$ 11,6 bilhões.