Nvidia Blackwell: Parceiros negam problemas de superaquecimento

HardwareNotíciasPC

Rumores sobre possíveis problemas de superaquecimento nos aceleradores GB200 da geração Blackwell, utilizados nos racks NVL72, surgiram poucos dias antes da divulgação do relatório trimestral da Nvidia. Porém, os principais parceiros da empresa foram rápidos em desmentir essas especulações, garantindo que as soluções já estão sendo entregues sem quaisquer defeitos.

Michael Dell, fundador e CEO da Dell Technologies, afirmou em suas redes sociais que sua empresa foi a primeira no mundo a entregar racks de servidores GB200 NVL72. O sistema PowerEdge XE9712, equipado com resfriamento líquido, já foi enviado para a CoreWeave, um cliente importante no setor de inteligência artificial. Segundo Dell, “o foguete da IA acabou de ganhar um impulso sério”, destacando a eficiência dos sistemas.

Além disso, a publicação taiwanesa Economic Daily News revelou que os maiores fabricantes contratados pela Nvidia, Foxconn e Quanta, também já iniciaram o envio dos primeiros lotes de racks NVL72 com aceleradores GB200. Ambos os fabricantes confirmaram que o cronograma de entregas segue sem alterações e que a distribuição em larga escala deve ocorrer apenas no próximo ano.

De acordo com representantes da Foxconn, a demanda pelos aceleradores GB200 é “insana”. Já a Quanta informou que os envios em massa dos sistemas baseados nesses servidores devem começar no próximo trimestre. Esse cenário reforça o compromisso da Nvidia em atender a crescente procura por soluções de alto desempenho no mercado de IA.

Com a chegada dos servidores Blackwell e a garantia dos parceiros de que não há problemas técnicos, a Nvidia solidifica sua posição no mercado, especialmente em um momento de alta demanda por soluções de inteligência artificial.