Rodaram Doom no despertador inteligente da Nintendo
Um entusiasta conseguiu executar o clássico Doom no novo despertador inteligente Alarmo da Nintendo, lançado recentemente em uma edição limitada. Desenvolvido pela id Software em 1993, o famoso jogo de tiro agora também está presente nesse dispositivo incomum, aproveitando o display de 2,8 polegadas para uma jogabilidade curiosa.
Como Doom foi adaptado para o Alarmo
No fim de outubro, o desenvolvedor conhecido como GaryOderNichts, especialista em engenharia reversa do console Wii U, fez uma demonstração inicial de código personalizado rodando no Alarmo, exibindo uma imagem de um gato. Após essa prova de conceito, a comunidade pediu para que ele rodasse Doom no dispositivo, o que ele conseguiu em menos de uma semana.
Jogabilidade adaptada com controles do Alarmo
No vídeo de dois minutos, GaryOderNichts demonstrou Doom sem áudio, usando os próprios controles do Alarmo para a jogabilidade. O botão superior do despertador permite girar o personagem e avançar, enquanto os botões laterais são utilizados para atirar, oferecendo uma experiência simplificada, mas funcional, do clássico.
Limitada capacidade de memória exigiu ajustes
Para contornar as restrições de memória do Alarmo ao usar um carregador USB, foi necessário comprimir o arquivo .wad (que contém os dados do jogo) e descompactá-lo na memória externa ao iniciar o jogo. O código-fonte desse projeto está disponível no GitHub para interessados em experimentar.
Doom em dispositivos inusitados
A execução de Doom no Alarmo não é a primeira vez que o jogo aparece em dispositivos incomuns. Fãs do clássico já adaptaram o shooter para rodar em locais tão improváveis quanto o jogo roguelike Balatro, um cortador de grama, aplicativos padrão do Windows, entre outros.