Saída de veteranos agita grandes estúdios de games
Nos últimos anos, muitos veteranos da indústria de games decidiram sair de grandes estúdios e migrar para equipes menores. Em entrevista à Bloomberg, alguns desses “renegados” revelaram as razões que os levaram a fazer essa escolha, destacando as vantagens de se trabalhar em projetos mais independentes.
Pressão e burocracia afetam grandes estúdios de games
Com o aumento da complexidade e do custo na produção de jogos, as equipes nos grandes estúdios cresceram significativamente, mas, com elas, cresceram também a burocracia e os problemas de comunicação. Para muitos desenvolvedores, isso resultou em um ambiente com uma quantidade “exaustiva” de reuniões e processos engessados.
Em busca de autonomia: uma nova fase para veteranos
Nate Purkeypile, ex-artista principal da Bethesda Game Studios, deixou a empresa em 2021 para buscar maior autonomia e produtividade. “Nunca pensei em voltar”, afirma Purkeypile, que considera o trabalho em grandes produções desgastante e limitador. Segundo ele, a experiência em uma equipe menor permite maior liberdade criativa.
Pequenas equipes trazem mais flexibilidade e menos riscos
A International Game Developers Association ressalta que equipes pequenas tendem a ser mais flexíveis, menos pressionadas por acionistas e mais aptas a tomar riscos criativos. Billy Basso, criador de Animal Well, afirma que esse formato reduz os custos de desenvolvimento e os riscos financeiros, o que facilita a produção de novos games.
O desafio de manter equipes coesas em grandes projetos
A desconexão entre as equipes em grandes produções pode impactar a qualidade do produto final. No caso da CD Projekt Red, a falta de integração afetou o lançamento de Cyberpunk 2077, levando até mesmo à retirada temporária do jogo da PS Store devido a problemas de performance na versão de PS4.