Sega confirma o desenvolvimento de um novo Virtua Fighter
Nos últimos anos, Virtua Fighter ficou mais conhecido por suas versões em mini-games na franquia Like a Dragon (anteriormente chamada de Yakuza), mas a icônica série de jogos de luta está se preparando para retornar em grande estilo.
Justin Scarpone, chefe do departamento internacional de transmedia da Sega, mencionou de forma casual em uma entrevista ao Video Games Chronicle que a companhia está desenvolvendo uma nova versão de Virtua Fighter.
“Temos vários projetos em desenvolvimento como parte do legado da Sega que apresentamos no The Game Awards no ano passado: Crazy Taxi, Jet Set Radio, Streets of Rage, Shinobi. E também estamos fazendo um novo Virtua Fighter. Tudo muito empolgante”, afirmou Scarpone.
O último jogo numerado da série, Virtua Fighter 5, foi lançado em 2006, o que torna essa confirmação do novo título ainda mais significativa, já que rumores sobre o projeto circulavam há anos.
Após o lançamento de Virtua Fighter 5, apenas relançamentos e versões reinterpretadas dos jogos passados da série foram lançados, incluindo para máquinas de arcade. A mais recente versão para consoles foi Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown em 2021 para PS4.
Embora não pareça tão visível atualmente, Virtua Fighter é considerado um dos maiores marcos na história dos jogos de luta 3D. O primeiro título da série, lançado em 1993 para máquinas de arcade, foi pioneiro na introdução do 3D ao gênero. A produção foi liderada pelo renomado designer Yu Suzuki, conhecido também por sua criação Shenmue.