Sony Patenteia Botão de “Rewind” para Jogabilidade no Controle do PlayStation
A Sony pode estar planejando revolucionar a experiência de jogo com uma nova função de “rewind” integrada diretamente no controle, permitindo aos jogadores desfazer rapidamente a última ação realizada no jogo. Segundo informações divulgadas, a empresa japonesa registrou a patente para um botão de “rewind” que ficaria localizado no lugar do atual botão de “Share” dos controles do PlayStation.
O Escritório de Patentes e Marcas dos EUA (USPTO) publicou a patente em 31 de outubro, com o pedido inicial feito há cerca de um ano e meio. De acordo com os termos descritos, o botão poderá ser pressionado ou mantido, permitindo um “retrocesso” instantâneo dentro da jogabilidade ou mesmo em um vídeo gravado.
Embora o conceito de retroceder ações em jogos não seja inédito, a ideia de implementar essa função diretamente no controle é algo inovador. Isso sugere que a Sony pode estar desenvolvendo um jogo específico com essa mecânica ou incentivando outros estúdios a explorar a função em seus projetos. A inspiração pode ter vindo da função de “rewind” da Nintendo na plataforma Switch Online, mas o PlayStation 5 conta com hardware potente e memória rápida, possibilitando que o recurso seja integrado em jogos completos e modernos.
Vale lembrar que essa funcionalidade provavelmente estará disponível apenas em jogos single-player, pois títulos multiplayer, que sincronizam o progresso entre vários jogadores, não seriam compatíveis com essa tecnologia.