Sony planeja novo console portátil compatível com jogos de PS5
A líder no segmento de consoles portáteis, a Nintendo com seu Switch, pode em breve enfrentar uma nova concorrência. A Sony, que já teve o lendário PSP e o polêmico PS Vita, está planejando retornar a este mercado. De acordo com a Bloomberg, a Sony acaba de iniciar o desenvolvimento de um novo console de jogos portáteis que, importante ressaltar, permitirá jogar títulos do PlayStation 5.
Há rumores sobre a criação de um console Xbox portátil, e representantes da Microsoft já confirmaram suas intenções. Com isso, a Sony poderia ter sido a única grande empresa a não dar atenção adequada ao segmento de soluções portáteis. Em todo caso, se o console portátil da Sony for lançado, será em alguns anos, e a empresa pode até abandonar a ideia completamente.
De certa forma, a Sony já está testando as águas nesse setor. Desde 2023, a empresa oferece o PlayStation Portal, um dispositivo portátil com tela de 8 polegadas que permite jogar jogos do PS5 via streaming Wi-Fi e, mais recentemente, através de um serviço em nuvem. Os planos iniciais de tornar esse dispositivo autônomo e independente tiveram que ser abandonados.
A estrutura do mercado de jogos é tal que as principais receitas estão concentradas no segmento móvel, dominado pelos smartphones em termos de hardware. A próxima atualização do Nintendo Switch deve manter a flexibilidade de usar o console tanto em condições estacionárias quanto em movimento. Além disso, o novo console permitirá jogar títulos de seu antecessor, o que certamente agradará os potenciais compradores.
A última experiência da Sony no lançamento de dispositivos portáteis de jogos não foi muito bem-sucedida. Os produtos PlayStation Portable foram descontinuados há cerca de dez anos, e o PS Vita permaneceu em produção até 2019.