Streamer acusado de pirataria responde à Nintendo

GamesNintendoNotícias

A Nintendo entrou com uma ação nos EUA contra um streamer por transmitir repetidamente versões piratas de exclusivos não lançados para o Nintendo Switch, executados por meio de emuladores.

Conforme relatado pelo site Polygon, Jesse Keighin, conhecido nas redes sociais como Every Game Guru, foi acusado de fazer transmissões “não autorizadas” de mais de 50 jogos da Nintendo desde o início de 2022. Desses, pelo menos dez ainda não tinham sido oficialmente lançados.

A empresa alega que Keighin também compartilhou instruções com seu público para acessar os jogos antes do lançamento e burlar medidas de proteção antipirataria.

Para combater suas atividades, a Nintendo tentou bloquear seus canais, mas Keighin abria novos perfis e provocava a empresa dizendo que tinha “milhares de contas descartáveis” e que “poderia fazer isso o dia todo”.

De acordo com a Nintendo, os danos financeiros chegam a “milhões de dólares”. Além de buscar encerrar as transmissões de Keighin e confiscar emuladores e consoles modificados, a Nintendo também pretende recuperar:

  • US$ 150 mil por cada violação de direitos autorais;
  • US$ 2.500 por cada infração de medidas de proteção de software.

Em nota ao Polygon, a Nintendo reafirmou seu compromisso em “proteger o trabalho dos desenvolvedores e editores que investem tempo e esforço para criar jogos que trazem sorrisos para todos”.