ASRock e G.Skill estabelecem novo recorde em overclock de RAM
A competição entre fabricantes de RAM, placas-mãe e overclockers para liderar o mercado de overclock de memória continua acirrada. Cada equipe está tentando levar os novos módulos DDR5 CUDIMM a velocidades recordes. Recentemente, a ASRock anunciou seu sucesso, reportando o overclock de um módulo de memória G.Skill Trident Z5 CK de 24 GB para um novo recorde de 12.666 MT/s (6.333 MHz).
Embora a ASRock não produza RAM, a empresa é reconhecida pela fabricação de placas-mãe. O mais recente recorde de frequência de memória foi estabelecido em sua placa Z890 Tachi OCF, projetada especificamente para overclock. Obviamente, a tais velocidades de memória, o resfriamento a ar convencional não é suficiente; portanto, foi utilizado nitrogênio líquido para alcançar o recorde.


O overclock foi realizado pelo overclocker Allen Matthew, mais conhecido pelo pseudônimo Splave. Seu resultado superou o recorde anterior de overclock de RAM no modo DDR5-12634 ou 6.317 MHz, anunciado em 27 de novembro. Para o novo experimento, também foi utilizado o processador topo de linha Intel Core Ultra 9 285K. Os núcleos eficientes em energia (E-cores) do chip foram desativados, e os núcleos de desempenho (P-cores) operaram a uma frequência de 2.088,8 MHz.
É importante notar que a memória DDR5 CUDIMM difere dos módulos DDR5 DIMM regulares por possuir um gerador de clock embutido, proporcionando uma operação mais estável em altas velocidades. Por isso, diversas equipes têm anunciado novos recordes de overclock de memória nas últimas semanas. É bem possível que resultados ainda mais altos de overclock em DDR5 CUDIMM nos aguardem no futuro. Embora tais velocidades não tragam benefícios práticos para os consumidores comuns, elas demonstram a robustez dos novos módulos de RAM.