Código-fonte de Crysis 3 é vazado por hackers

GamesNotícias

Informações recentes indicam que um “pesquisador de videogames” conhecido como SvenTek_667 obteve o código-fonte da versão original de Crysis 3. Lançado em 2013, o jogo recebeu uma versão remasterizada em 2021.

A notícia do vazamento surgiu no microblog VXUG (também chamado de vx-underground), um recurso educacional que coleta informações sobre malwares. Os responsáveis pelo site possuem um dos maiores repositórios online de malware. Por meio de sua conta no X, especialistas do vx-underground relatam regularmente novas violações de segurança cibernética. O vazamento do código-fonte de Crysis 3 tornou-se mais um motivo para publicação. Na verdade, o arquivo com o código foi publicado em 2020 pelo grupo hacker Egregor, mas o acesso ao conteúdo só foi obtido agora.

Atualmente, a desenvolvedora Crytek está trabalhando no shooter PvPvE Hunt: Showdown, lançando atualizações que geram debates entre os jogadores. O anúncio de Crysis 4 ocorreu em janeiro de 2022, mas desde então, poucas informações foram divulgadas sobre o jogo.

O vazamento do código-fonte de Crysis 3 pode, em teoria, ser uma ajuda valiosa para criadores de mods. No entanto, resta saber se eles investirão tempo em um jogo de 11 anos com presença online praticamente nula na Steam (tanto na versão original quanto na remasterizada). Além disso, o uso de dados obtidos ilegalmente, mesmo para fins criativos, pode acarretar consequências legais caso o departamento jurídico da Crytek decida agir.