Confira detalhes da Intel Arc B580 Limited Edition desmontada
A Intel apresentou ontem (03) a placa gráfica Arc B580 em sua versão exclusiva Limited Edition, que não inclui o cooler durante a apresentação. Contudo, apesar das diretrizes de embargo que impedem revisores de desmontarem o equipamento até 12 de dezembro, a equipe do MyDrivers ignorou essa restrição e divulgou várias fotos da placa sem o sistema de resfriamento.
Conforme já reportado anteriormente, a Arc B580 será lançada, incluindo a versão Limited Edition própria da Intel. Esta edição é destinada principalmente para análises especializadas, mas também estará disponível nas lojas como uma alternativa mais acessível em comparação às soluções dos parceiros da empresa. Segundo Tom Petersen, engenheiro chefe de gráficos da Intel, a versão de assinatura não será produzida em grandes quantidades. Uma vez esgotado o estoque nas varejistas, não haverá novos envios dessa edição.
A Arc B580 é baseada no processador gráfico BGM-G21, que possui 20 núcleos Xe2. As fotos da placa revelam que, por algum motivo, o die da GPU está deslocado para o canto inferior esquerdo do substrato da PCB. Além disso, a placa de circuito impresso (PCB) da nova GPU é consideravelmente menor do que o modelo flagship da geração anterior, a Arc A770, baseada no ACM-G10. Contudo, o modelo Arc A580, que utiliza o chip ACM-G12, mantém o mesmo tamanho de PCB.
Para a edição de referência Arc B580 Limited Edition, a Intel desenvolveu uma nova PCB e um sistema de resfriamento. O comprimento da PCB é menos da metade do comprimento do sistema de resfriamento utilizado.
A versão de referência da placa utiliza chips de memória Samsung GDDR6, com uma velocidade nominal de 20 Gbps por pino. Oficialmente, a Arc B580 possui uma velocidade de memória de 19 Gbps por pino. A Intel havia sugerido anteriormente que seu novo aplicativo de gerenciamento de gráficos Arc permitiria o overclocking da VRAM para velocidades de 22 Gbps. Contudo, ainda não está claro se todas as placas da série oferecerão esse nível de overclocking.
Diferentemente das últimas gerações da Nvidia GeForce, que utilizam conectores de alimentação modernos de 12+4 pinos, a placa da Intel conta com um conector PCIe de 8 pinos padrão. Conforme a Intel, esse conector comprovado no tempo é suficiente considerando o consumo de energia da placa, que é de apenas 190 W. Mesmo as versões customizadas da Arc B580 possuem um TDP um pouco maior — chegando a 210 W. Esse consumo pode ser gerenciado por um único conector PCIe, mas algumas versões da Arc B580 vêm equipadas com dois desses conectores para maior estabilidade.
A Arc B580 Limited Edition estará disponível para venda na próxima semana, com o preço recomendado de $249 (aproximadamente R$1.294, em conversão direta). Essa edição limitada oferece um visual exclusivo, com dissipadores de calor de alumínio na cor prata e 10 zonas de iluminação RGB, destacando-se no mercado como uma peça de destaque para entusiastas de hardware.