Google DeepMind lança Genie 2, IA que transforma textos em jogos 3D

GamesNotíciasTecnologia

A equipe da Google DeepMind revelou o Genie 2, a segunda versão do seu modelo fundamental de inteligência artificial capaz de gerar novos ambientes digitais interativos ou mundos de jogos em tempo real.

O modelo original, lançado em fevereiro, permitia a criação de mundos virtuais em 2D a partir de imagens sintetizadas. Já o Genie 2 avança para a geração de ambientes em 3D, baseados em comandos de texto.

Com o Genie 2, o usuário pode descrever o mundo desejado, escolher a renderização apropriada e entrar no novo ambiente virtual. Em cada etapa, a pessoa ou agente realiza uma ação (como movimentos do mouse ou pressionamento de teclas no teclado), e o Genie 2 simula suas consequências.

Google DeepMind lança Genie 2 IA que transforma textos em jogos 3D

Segundo a Google DeepMind, o Genie 2 é capaz de criar mundos interativos e consistentes que duram cerca de um minuto, embora a maioria dos exemplos demonstrados (veja o vídeo abaixo) tenha entre 10 e 20 segundos de duração.

Em comparação com a primeira versão, o Genie 2:

  • Memória Expandida: Pode lembrar de elementos do mundo que não estão no campo de visão.
  • Perspectivas Variadas: Cria ambientes com diferentes perspectivas, como primeira ou terceira pessoa e câmera isométrica.
  • Complexidade 3D: Desenvolve cenas tridimensionais complexas.
  • Interações Realistas: Simula diversas interações com objetos, como estourar balões, abrir portas ou explodir barris com tiros.
  • Animação de Personagens: Aprendeu a animar personagens de diferentes tipos.
  • Modelagem de NPCs: Modela NPCs e interações com eles.
  • Efeitos Ambientais: Simula efeitos de água, fumaça, gravidade, iluminação e reflexos.
  • Ambientes Baseados em Fotos: Cria ambientes interativos baseados em fotografias reais.

De acordo com a Google DeepMind, o Genie 2 demonstra o potencial dos modelos de mundo fundamentais para criar ambientes tridimensionais diversificados e acelerar o treinamento e teste de agentes de IA, como o SIMA.

A empresa esclarece que a pesquisa ainda está em estágio inicial e requer melhorias significativas nas áreas de capacidades dos agentes e geração de ambientes. Contudo, já vê o Genie 2 como uma solução para o problema estrutural do treinamento seguro de agentes de IA.