Intel lança XeSS2 com geração de quadros e promete até 3,9x mais desempenho
A tecnologia de escalonamento de imagem da Intel, conhecida como XeSS, foi atualizada para sua segunda versão e recebeu a aguardada funcionalidade de geração de quadros. Com essa novidade, os aceleradores gráficos da Intel, como o novo Arc B580, podem oferecer um aumento de desempenho de até 3,9 vezes. Além disso, a Intel anunciou o modo XeLL (Xe Low Latency), que reduz significativamente a latência em jogos, especialmente quando a geração de quadros está ativada.
A tecnologia XeSS tem mostrado um progresso impressionante. A atualização mais recente inclui suporte às APIs DirectX 11 e Vulkan, expandindo significativamente a lista de jogos compatíveis. De acordo com a Intel, o XeSS agora proporciona maior desempenho e equipara-se ao DLSS da Nvidia em termos de qualidade visual. Atualmente, o XeSS é suportado por mais de 150 jogos.
A Intel afirma que a geração de quadros no XeSS2 permitirá que seus processadores gráficos entreguem até 3,9 vezes mais desempenho no modo Ultra Performance em resolução 1440p e configurações gráficas máximas. O desempenho varia conforme as configurações utilizadas, mas mesmo no preset Qualidade, o aumento pode chegar a 2,8 vezes.
Especialistas acreditam que a Intel, no XeSS2, abandonou tentativas anteriores de usar o método de extrapolação e adotou a interpolação, técnica utilizada pela Nvidia e AMD na geração de quadros.
O modo XeLL (Xe Low Latency) é semelhante às tecnologias Nvidia Reflex e AMD Anti-Lag 2. O suporte ao XeLL é implementado a nível de driver, reduzindo a latência em jogos, especialmente quando a geração de quadros está ativada. A Intel alega uma melhoria de 45% na responsividade dos jogos em resolução 1440p.
Até o momento, a Intel anunciou dez jogos com suporte ao XeSS2:
- Assassin’s Creed: Shadows
- Harry Potter Quidditch: Champions
- Robocop: Rogue City
- Like A Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii
- Dying Light 2: Stay Human
- F1 24
- Ascendant
- Marvel Rivals
- Killing Floor III
- Citadels
Com o advento do XeSS2, a Intel alcança certa paridade com as tecnologias DLSS3 da Nvidia e FSR3 da AMD, que provavelmente serão atualizadas na próxima geração de seus processadores gráficos, possivelmente superando novamente a Intel.