Jogue Halo clássico em VR com o mod HaloCEVR
No dia 2 de dezembro de 2024, por volta das 09h00 no fuso horário de Brasília (GMT-3), a comunidade gamer ganhou um motivo a mais para revisitar um dos clássicos mais influentes do mundo dos shooters.
A novidade vem de um mod gratuito que traz suporte à realidade virtual para o lendário Halo: Combat Evolved, lançado originalmente em 2001 para o primeiro Xbox. A possibilidade de revisitar a campanha e toda a essência do título usando um headset de VR reforça o papel histórico do game, agora atualizado com uma camada inédita de imersão.
Esse mod, batizado de HaloCEVR, é obra de um criador independente conhecido como LivingFray, que também trabalhou em um mod não oficial para Metal: Hellsinger em realidade virtual antes mesmo do lançamento oficial do suporte a VR para esse outro título, ocorrido em setembro. O projeto é voltado especificamente para a edição de Halo: Combat Evolved lançada para PC em 2003, o que significa que quem possui a versão remasterizada Halo: Combat Evolved Anniversary via The Master Chief Collection não poderá usufruir dessa novidade. Isso pode soar decepcionante para alguns, mas a limitação é compensada pelo conjunto impressionante de recursos que o mod oferece e pela sensação de entrar em um mundo que marcou toda uma geração de jogadores.
A grande atração do HaloCEVR é permitir que a experiência original seja vivida em primeira pessoa, com suporte completo a controles de movimento. Essa solução vai muito além da simples visualização estereoscópica típica da VR e entrega a possibilidade de mirar armas e granadas com as próprias mãos, ajustar o ângulo do disparo com mais naturalidade e até utilizar golpes corpo a corpo movimentando fisicamente os controles.
Não fica por aí: há um cuidado especial na implementação de opções como ativar a lanterna com um gesto, agachar-se fisicamente e escolher entre giros rápidos ou movimentação suave, tudo para tornar a sensação mais orgânica e próxima de estar realmente dentro daquele universo futurista.
O pacote também contempla um recurso de mira do tipo PiP (Picture-in-Picture), que permite observar o zoom da arma em uma pequena janela virtual, mantendo a imersão no cenário ao redor. Há ainda a possibilidade de remapear comandos, inclusive com um modo para canhotos, além de uma interface de usuário flutuante, destacada da visão principal, garantindo acesso fácil às informações sem quebrar a ambientação.
Os veículos, que em Halo sempre tiveram um papel fundamental, podem ser controlados com o joystick, ainda que a visão assuma um ângulo em terceira pessoa. O mesmo acontece com as cenas de corte, o que acaba trazendo um certo contraste em relação à intensa imersão da perspectiva em primeira pessoa quando se está a pé. Apesar disso, são detalhes que não comprometem a riqueza da proposta, apenas reafirmam algumas limitações técnicas do jogo original.
Para quem quiser ter uma prévia antes de se aventurar, há vídeos completos de gameplay circulando na internet, como os publicados pelo criador de conteúdo Beardo Benjo, mostrando exatamente como essa mistura improvável entre passado e futuro se concretiza. Isso pode ajudar a entender as sutilezas da jogabilidade adaptada para VR, além de inspirar quem ainda está em dúvida se deve ou não mergulhar nessa releitura tão particular de um clássico.
Conseguir a versão original de Halo: Combat Evolved para PC não é difícil, considerando que o jogo é frequentemente tratado como abandonware. Ainda assim, quem não possui a mídia física original pode recorrer a fontes online, como o Internet Archive, para baixar o título. É importante lembrar que o mod não funciona com as versões mais recentes ou remasterizadas, apenas com a edição antiga.
Além disso, para garantir o bom funcionamento e corrigir eventuais problemas, é recomendável instalar um patch específico, também disponível gratuitamente. Há ainda a opção de adicionar o Chimera, uma ferramenta extra que resolve certos bugs, como o movimento de entidades a 30 quadros por segundo. Nesse caso, é necessário editar o arquivo chimera.ini desativando a substituição de fontes, pois caso contrário vários elementos da interface visual no modo VR acabam se quebrando.
A instalação do mod exige alguns passos simples, mas indispensáveis, que podem ser resumidos da seguinte maneira: é preciso ter o Halo: Combat Evolved original para PC instalado a partir de um CD e com uma chave de produto válida; depois disso, aplicar o patch 1.10 para corrigir problemas conhecidos; caso opte pelo Chimera, ajustar o arquivo de configuração; então baixar a versão mais recente do HaloCEVR, extrair seus arquivos na mesma pasta do executável do jogo e rodar o título uma vez para gerar o arquivo config.txt dentro da pasta VR. Se for preciso, ajustar as configurações para jogadores canhotos também é possível, selecionando bindings específicos no SteamVR.
Ao colocar o jogador praticamente dentro do capacete do Master Chief, o mod não apenas atualiza a experiência, mas dá um novo brilho a um dos pilares da cultura shooter. Mesmo com algumas restrições, a ideia de voltar à era dourada do Xbox original em pleno VR é uma proposta difícil de ignorar para quem cresceu admirando cada tiro, granada e veículo de Halo: Combat Evolved.