Mod de voltagem falha e destrói RTX 4090; veja o conserto
O experiente técnico NorthWestRepair compartilhou recentemente um caso intrigante em seu banco de reparos. Desta vez, a protagonista foi uma GeForce RTX 4090 da Gigabyte—uma das melhores GPUs disponíveis no final de 2024. Porém, este exemplar específico estava em péssimas condições devido a um mod de voltagem mal sucedido e sinais de danos físicos significativos na placa.
Desde o primeiro olhar, NorthWestRepair notou problemas sérios: lacres rompidos e parafusos faltando já são sinais de alerta para qualquer reparador. Além disso, etiquetas danificadas e o excesso de substâncias semelhantes a “gosma” cobrindo os chips de memória e a GPU indicavam que algo estava muito errado.
Ao remover o backplate, ficou evidente o trabalho amador de soldagem. Separando a PCB do sistema de resfriamento, foi possível ver um dos maiores desastres com pasta térmica já encontrados pelo técnico. Felizmente, após limpar a bagunça, constatou-se que a GPU e os chips de memória estavam intactos e originais.
Prosseguindo com a investigação, NorthWestRepair ficou aliviado ao testar a GPU e verificar que o componente mais caro estava funcionando. No entanto, outros componentes de suporte, como indutores, apresentavam curto-circuito.
Durante o processo, o técnico encontrou erro após erro, dano após dano. Soldagens mal feitas, trilhas rompidas e uma PCB deformada faziam parte do cenário. Ele comentou: “Não há um centímetro desta placa que não esteja arranhado.”
Após consertar os primeiros problemas, surgiram mais desafios. Resistores e capacitores estavam danificados, fora do lugar ou faltando em várias áreas. Reparos intricados foram necessários, como refazer trilhas quebradas com fios de conexão—um trabalho minucioso.
NorthWestRepair questionou como tantos danos poderiam resultar de uma tentativa de mod de voltagem. Todo esse esforço—e estrago—veio de alguém que queria “ganhar no máximo 5 FPS, e olhe lá”, brincou o técnico.
Felizmente, esse tipo de trabalho é o que NorthWestRepair considera um “reparo muito interessante”. Com a primeira rodada de reparos concluída, ele usou uma câmera térmica para diagnóstico, injetando energia na PCB. Imediatamente notou que os chips de RAM não aqueciam, indicando falta de energia.
A correção final de hardware envolveu a substituição do controlador de memória e de um MOSFET responsável por alimentar os chips de memória. Com as novas imagens térmicas mostrando tudo em ordem, era hora de avançar para testes mais rigorosos.
Passando nos testes de memória e estresse da GPU
Em seguida, NorthWestRepair testou a VRAM usando uma ferramenta de linha de comando. Após a aprovação, instalou a placa em um sistema Windows. Com sucesso no boot, ferramentas como FurMark e softwares de monitoramento indicaram que tudo estava funcionando como esperado.
Empolgado, o técnico decidiu remontar completamente a RTX 4090 e colocá-la em um PC adequado para testes extensivos. Se não virmos outro vídeo com esta placa—boa notícia, ela foi 100% consertada. Ainda é cedo para afirmar, mas é um resultado impressionante, considerando o estado no qual a placa se encontrava no início.
Fonte: Tomshardware