Panther Lake: Intel 18A já funciona em oito clientes

HardwareIntelNotíciasPC

A Intel revelou avanços significativos na tecnologia 18A durante a conferência de tecnologia Barclays. O CEO interino da empresa discutiu abertamente o desenvolvimento do processo técnico, Intel 18A, desmentindo rumores recentes e destacando que os samples do Panther Lake estão em excelente estado, funcionando em sistemas de teste de oito clientes diferentes.

O Panther Lake, sucessor da família Arrow Lake-U/H, será lançado em 2025 com designações como Intel Core Ultra 300, tendo como principal objetivo atuar em laptops. Este processador é o primeiro da Intel a utilizar a tecnologia 18A na maior parte de seus componentes, com mais de 70% sendo produzidos internamente pela Intel, marcando o início do retorno dos produtos da linha de montagem da TSMC para “casa”.

Durante a apresentação, os representantes atuais da Intel, David Zinsner e Michelle Johnston Holthaus, afirmaram que os engineering samples do Panther Lake ES0 já estão operacionais em sistemas de teste de oito clientes, demonstrando a robustez do silicon e da divisão Foundry da empresa. Espera-se que o layout dos processadores Panther Lake realoque o memory controller de volta para o chip principal, reduzindo atrasos na transferência de informações em comparação com o Arrow Lake.

Com até 16 núcleos, os processadores Panther Lake são considerados sucessores diretos do Arrow Lake. É possível que os núcleos produtivos utilizem a arquitetura Cougar Cove, enquanto os núcleos econômicos adotem Skymont/Darkmont. O subsistema gráfico do Panther Lake, equipado com até 12 unidades Xe3 de geração Celestial, permitirá que a Intel supere a AMD em desempenho de gráficos integrados.

O lançamento dos processadores Panther Lake está previsto para coincidir com a exposição Computex 2025 em junho, embora possa ser adiado para a segunda metade do ano.

Fonte: Tom’s Hardware