Ubisoft anuncia fechamento de XDefiant e demissões massivas

GamesNotícias

A Ubisoft anunciou oficialmente o encerramento do jogo free-to-play XDefiant apenas um ano após seu lançamento, além da dissolução dos estúdios de desenvolvimento responsáveis. A decisão contraria declarações anteriores feitas em setembro pelos desenvolvedores.

Os servidores de XDefiant serão desligados em 3 de junho de 2025. Até essa data, os usuários registrados poderão continuar jogando, porém, novas inscrições e microtransações não estarão mais disponíveis. A terceira temporada do jogo seguirá conforme o planejado.

Os compradores da edição mais completa de XDefiant (Ultimate Founder’s Pack) receberão reembolso, assim como qualquer usuário que tenha feito compras no jogo nos últimos 30 dias.

Como consequência, os estúdios da Ubisoft em San Francisco e Osaka serão desmantelados, e o escritório de Sydney perderá parte de sua equipe, resultando na demissão de mais de 270 colaboradores. Cerca de metade da equipe de XDefiant será transferida para outros projetos dentro da empresa.

De acordo com Marie-Sophie de Waubert, chefe dos estúdios e portfólio da Ubisoft, XDefiant teve um início promissor, mas não conseguiu reter jogadores suficientes a longo prazo para justificar novos investimentos.

Apesar do insucesso com XDefiant, os jogos de live-service continuarão sendo um “elemento fundamental” da estratégia da Ubisoft. A empresa pretende aplicar as lições aprendidas com o projeto em futuros desenvolvimentos.

XDefiant foi lançado em 21 de maio deste ano para PC (Ubisoft Connect), PS5, Xbox Series X e S. No lançamento, o shooter atraiu 8 milhões de jogadores, com a audiência total do projeto ultrapassando 15 milhões de pessoas.