Vídeos de games superam tempo de jogo entre gamers
Uma pesquisa recente da Midia Research aponta que os gamers estão dedicando mais tempo a assistir vídeos sobre jogos em plataformas como YouTube e Twitch do que efetivamente jogando.
Segundo o estudo, os usuários gastam em média 7,4 horas por semana jogando, enquanto destinam cerca de 8,5 horas semanais a conteúdos de vídeo relacionados a games.
Os pesquisadores também destacam que 24% dos jogadores de PC e console e 48% dos compradores de conteúdo in-game (classificados pela Midia Research como usuários de alto gasto) assistem a vídeos de jogos pelo menos uma vez por mês.
A Midia Research baseou seus dados em pesquisas com consumidores realizadas em 2024 e 2023 nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Alemanha, França, Suécia, Coreia do Sul e Brasil.
Os resultados indicam um potencial inexplorado para a integração de conteúdo em vídeo nos ecossistemas das publishers de jogos. Atualmente, segundo a Midia Research, essas empresas “estão perdendo oportunidades significativas de receita—principalmente em publicidade—para plataformas de terceiros, mesmo enfrentando desafios no crescimento do mercado de jogos”.
“É hora de as publishers verem os vídeos relacionados a jogos como mais do que apenas marketing. Ao captar o interesse nesse tipo de conteúdo, as empresas podem abrir novas fontes de receita, como publicidade, e estimular o crescimento”, afirma o analista da Midia Research, Rhys Elliott.