Ex-desenvolvedor de GTA III criou câmera cinematográfica por tédio no trem
- Ideia surgiu durante viagens entediantes enquanto trabalhava no trem de GTA III
- Primeira aplicação foi para animar os passeios de trem no jogo
- Câmera cinematográfica evoluiu e permanece em títulos como GTA V e RDR2
- Criador considera a funcionalidade mais adequada para Red Dead Redemption
A câmera cinematográfica, uma das funções mais icônicas da franquia Grand Theft Auto, teve uma origem inusitada: o tédio de um desenvolvedor durante viagens de trem no trabalho.
A Origem da Câmera Cinematográfica
Segundo Obbe Vermeij, ex-diretor técnico da Rockstar North, a ideia surgiu enquanto ele trabalhava nos sistemas ferroviários de GTA III. As viagens no trem pareciam monótonas, e Vermeij pensou em permitir que os jogadores pulassem direto para a próxima estação. Contudo, essa funcionalidade enfrentava limitações de carregamento do mundo no jogo.
Como alternativa, Vermeij desenvolveu uma câmera que alternava entre diferentes pontos de vista ao longo dos trilhos, tornando as viagens mais interessantes. Um colega sugeriu aplicar o recurso também aos carros, o que levou à criação de ângulos dinâmicos, incluindo uma visão da roda e outra da perspectiva dos perseguidores.
“A equipe achou surpreendentemente envolvente, então a câmera cinematográfica foi mantida” – disse Vermeij.
Evolução ao Longo da Série
A câmera cinematográfica estreou em GTA III e foi mantida praticamente inalterada em GTA: Vice City. No entanto, em GTA: San Andreas, o designer Derek Ward revisou completamente o recurso, adicionando novos ângulos e aprimoramentos.
Desde então, a funcionalidade evoluiu ainda mais, aparecendo em GTA IV, GTA V e até no faroeste Red Dead Redemption 2.
Um Recurso Mais Adequado ao Velho Oeste
Vermeij comentou que ficou satisfeito ao ver sua criação em Red Dead Redemption 2 e acredita que a câmera cinematográfica combina ainda melhor com o estilo do jogo, devido à sua ambientação imersiva e narrativa mais contemplativa.