AMD culpa BIOS antigo e memória por falhas no Ryzen 7 9800X3D
- Mais de 100 casos de falha do Ryzen 7 9800X3D foram relatados por usuários no Reddit
- AMD diz que problema é de compatibilidade com memórias e BIOS desatualizado
- ASRock afirma que placas funcionam e passaram por testes de estresse
A AMD finalmente se pronunciou sobre os crescentes relatos de falhas no Ryzen 7 9800X3D, especialmente em placas-mãe da ASRock. Como usuário de hardware que já teve dor de cabeça com BIOS desatualizado, fiquei atento a esse caso: foram mais de 100 reclamações só no primeiro trimestre de 2025. Agora, AMD e ASRock dizem que o vilão é a compatibilidade com memórias — e que tudo estaria resolvido com uma simples atualização de BIOS.
Problema está no BIOS, diz AMD
A declaração oficial da AMD afirma que os erros de POST em placas-mãe AM5 da ASRock têm relação com versões antigas do BIOS, que não reconheciam bem certos módulos de memória. A empresa garantiu que uma nova versão do BIOS corrige o problema e que só houve um caso real de CPU danificada após análise conjunta com a ASRock.
ASRock se defende e nega culpa no hardware
A ASRock também fez questão de reforçar que suas placas estão dentro das especificações e que conseguem inicializar o Ryzen 7 9800X3D mesmo com o BIOS original. Segundo eles, os modelos afetados passaram em testes de estresse prolongados — o que parece contradizer a quantidade de queixas no Reddit.
Comunidade segue desconfiada
Enquanto isso, no Reddit, a thread “9800X3D Issues and Failures” já reúne 108 casos documentados de CPUs que morreram repentinamente. Usuários relatam que o chip chegava a funcionar por um tempo antes de falhar por completo, sem qualquer sinal prévio. Até o momento, a AMD não voltou a comentar o caso.