SteamOS recebe sistema de compatibilidade para todos os dispositivos
- SteamOS agora conta com classificação de compatibilidade para jogos
- Sistema já inclui mais de 18 mil títulos testados previamente no Steam Deck
- Compatibilidade agora vale para todos os portáteis com o sistema, como o Legion Go S
- Classificação não considera desempenho ou entrada de controle
A Valve anunciou que jogos na Steam agora recebem classificação de compatibilidade com o SteamOS, e não apenas com o Steam Deck. A mudança amplia o escopo do sistema “Deck Verified”, tornando-o relevante para todos os dispositivos baseados no sistema operacional da Valve — como o novo Lenovo Legion Go S, que estreia com SteamOS pré-instalado.
Compatibilidade expandida além do Steam Deck
O novo sistema classifica os jogos em duas categorias: Compatível com SteamOS, para títulos que rodam bem em qualquer dispositivo com o sistema; e Não compatível com SteamOS, para casos em que falhas ou dependências impedem o uso adequado. A Valve não avaliará desempenho nem controles específicos, já que não pode prever o funcionamento em diferentes hardwares.
Mais de 18 mil jogos já verificados no SteamOS
Com a nova iniciativa, a Valve aplicará a classificação SteamOS a mais de 18.000 jogos, todos já testados no Steam Deck. Assim, os jogadores saberão, de forma direta, se o game deve funcionar em dispositivos como o Legion Go S, sem a necessidade de testes adicionais por parte dos desenvolvedores.
Leia Também:
Facilidade para usuários de novos portáteis
Com a chegada de dispositivos não produzidos pela Valve, o novo sistema de verificação se torna essencial. Ele ajuda os usuários a decidirem se determinado jogo funcionará corretamente em seus portáteis com SteamOS, independentemente do modelo ou fabricante.
Expansão do ecossistema SteamOS
A decisão da Valve reforça o objetivo de transformar o sistema em uma plataforma de jogos portátil e aberta, com suporte cada vez maior de fabricantes parceiros. A nova classificação de compatibilidade é mais um passo rumo à padronização da experiência de uso nos dispositivos baseados no sistema.

-Jogador desde o Atari 2600, viciado em roguelikes, RPGs, jogos de luta e Coca-Cola Zero. Jogando atualmente Diablo 4 e Clair Obscure.