Nova ferramenta de IA da AMD comprime jogos em até 70%

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Nova tecnologia de compressão otimiza armazenamento sem perder qualidade

Na última segunda-feira (8), a AMD lançou para desenvolvedores a ferramenta Neural Texture Block Compression (NTBC), apresentada no Eurographics Symposium on Rendering 2024. Essa tecnologia de compressão assistida por IA reduz em até 70% o tamanho das texturas dos jogos sem comprometer a qualidade visual e sem necessidade de alterar shaders.

Inovação na Compressão de Texturas na Nova Ferramenta de IA

A NTBC utiliza uma técnica avançada que codifica dados de texturas em múltiplas camadas dentro de um único bloco comprimido. Isso diminui significativamente o volume de dados necessário para exibir imagens, economizando espaço tanto no armazenamento quanto na memória de vídeo (VRAM).

Facilidade de Implementação

A reconstrução das imagens ocorre através de tarefas de inferência, permitindo que o processo seja realizado sem modificações no pipeline de execução dos códigos. Isso facilita a adoção da tecnologia pelos desenvolvedores.

Renderização Direta na Memória de Vídeo

Normalmente, a renderização em jogos exige que a GPU acesse frequentemente o dispositivo de armazenamento para buscar texturas conforme necessário. Com a NTBC, as texturas são descomprimidas diretamente na VRAM, eliminando a necessidade de acesso constante ao armazenamento e compensando a latência adicional, que varia entre 27 e 50 milissegundos.

Benefícios para Desenvolvedores e Jogadores

A Neural Texture Block Compression da AMD traz vantagens tanto para desenvolvedores quanto para jogadores. Desenvolvedores podem integrar a tecnologia sem alterar significativamente seu código, enquanto os jogadores desfrutam de jogos que ocupam menos espaço no armazenamento sem perder qualidade visual.

Com a NTBC, a AMD continua a inovar no setor de tecnologias gráficas, oferecendo soluções que melhoram a experiência de jogo e otimizam o uso de hardware.